segunda-feira, 8 de abril de 2013

O premio Nobel, futebol e carnaval

O Brasil é famoso por ser o país do futebol e do carnaval, bom parabéns. Não que eu seja averso aos dois, ate sou fã de futebol, mas sera que isso é o que conta?

Futebol e carnaval realmente geram lucros, mas com a corrupção, e a economia fraca o que adianta. Se você perguntar a um torcedor fanático o que ele prefere que o Brasil ganhe um premio Nobel ou ganhe um mundial de futebol o que você acha que ganha, eu sei você dirá o futebol , e eu também diria que essas seriam as escolhas da grande maioria, mas eu lhe digo uma coisa seria melhor o Nobel.

Caros leitores, os senhores sabiam que o Brasil, uma das dez maiores economias do mundo nunca ganhou o premio Nobel?Eu te pergunto o por que?

Pode deixar eu mesmo um jovem aluno do curso superior de engenharia química da Faculdade Pitágoras de Betim tenho algumas pistas. Eu diria inicialmente que o nosso sistema de ensino fundamental e médio é fraco comparado com os das potências ganhadoras do premio. Eu diria mais, estamos defasados, só agora é que temos um sistema de seleção unificado, o enem. Os nossos investimentos em educação são baixos, e mais o investimento em pesquisa também é baixo.

E aqui vai um desabafo particular, porque poucas instituições de ensino privado incentivam a pesquisa, porque só as instituições federais deveriam cuidar de nosso desenvolvimento tecnológico e cientifico, na minha opinião é ai que mais falhamos, as instituições privadas deveriam ser obrigadas, a incentivar a pesquisa, só com incentivo a pesquisa podemos prosseguir. Eu mesmo leitor, tinha imensa vontade, de fazer iniciação cientifica mas aparentemente a faculdade Pitágoras não faz isso. Mas e daí caro leitor, você pode me falar e dizer mais ainda que é problema meu e que eu deveria ter feito vestibular para uma faculdade federal, mas eu respondo não é problema meu é problema nosso, enquanto não tivermos investimento em pesquisa tanto nas faculdades federais quanto nas particulares ficares pobres em profissionais intelectuais, que aceitam o desafio da pesquisa e o levam a serio.

Meu bom leitor, passe essa matéria pra frente, divulgue, critique, se você for de faculdade particular procure saber se a sua faculdade faz pesquisa e se não faz porque, eu farei isso, e mais se você for de faculdade federal encare o desafio faça pesquisa e quem sabe você pode ser o primeiro premio Nobel do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário