segunda-feira, 8 de abril de 2013

A Teoria de simetria de orbitais atômicos e o ensino de química no Brasil

Graças a Deus fiz  curso técnico em química!Minha formação química deve-se muito a esse fato. Meu ensino médio não foi nem dos melhores nem dos piores quanto a química, porém nunca tinha ouvido falar da Teoria de estabilidade de simetria de orbitais. Foi no curso técnico que ouvi sobre a referida teoria.

Bom primeiramente, essa teoria se aplica a aqueles subníveis d e f. A teoria nos diz que um átomo é mais estável se ele possuir um orbital simétrico ao outro, assim, elétrons de subnível s podem migrar para um subnível d e deixar esse orbital todo incompleto com cinco elétrons ou todo completo com dez elétrons, desse modo o orbital fica simétrico ao outro e portanto mais estável. Essa teoria explica porque a configuração eletrônica do Au é por exemplo : (Xe) 6s15d104f14 e não (Xe) 6s25d104f13.  O orbital s esta incompleto mais ainda sim é simétrico, enquanto os outros dois orbitais, d e f estão completos. A regra é que o orbital deve estar todo preenchido ou preenchido pela metade para o átomo ser mais estável.

Agora o problema, como vocês leitores sabem sou estudante de engenharia química, e tenho aula de química geral e inorgânica, nesta aula era pra ser apresentado esse conceito mas não foi, e o pior aparentemente o professor parece que não sabe o conceito, em uma distribuição eletrônica com aplicação de simetria de orbitais o mesmo disse que era um elétron excitado. Não professor respondi não é elétron excitado é apenas uma distribuição para a estabilidade, mas ele não entendendo disse que isso podia acontecer mas  não era sempre, agora eu falo, não você professor isso ocorre naturalmente e a tabela periódica moderna mostra isso confiram.

Esse relato demonstra o desconhecimento do professor de uma teoria básica, além disso, mostra que é necessário professores da respectiva área de ensino, esse professor é formado em Farmácia e não química. A dedicação ao estudo deve ser permanente ao bom docente, o mesmo deve conhecer a matéria que quer ministrar, isso demonstra que no Brasil, a formação em profissionais para serem professores deve ser levada mais a sério. Um país de futuro necessita de bons professores.

Fontes:

ATIKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química, Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente.3°ed.2006.

3 comentários:

  1. Grande amigo. Você está errado. Vou lhe explicar: um comportamento de determinado objeto de estudo pode se explicado de diversas maneiras. De fato, se esse professor desconhecia, tal teoria é lamentável pois eu já ouvi a respeito. Contudo, gostaria de dizer que pode ser interpretado com életron excitado.

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo. Você está errado. Vou lhe explicar: um comportamento de determinado objeto de estudo pode se explicado de diversas maneiras. De fato, se esse professor desconhecia, tal teoria é lamentável pois eu já ouvi a respeito. Contudo, gostaria de dizer que pode ser interpretado com életron excitado.

    ResponderExcluir
  3. bem arrogante o seu texto...seria bom baixar a bola

    ResponderExcluir