domingo, 14 de abril de 2013

A construção do conhecimento os avanços e a ciência

A ciência é uma construção, é feita passo a passo bloco a bloco com avanços e retrocessos. A ciência é a busca de verdades, interpretações da realidade, em busca do que o universo é, encontramos respostas que atendem a uma realidade especifica mas não atendem a outra.

O ser humanos produz conhecimento e esse conhecimento pode ser algo muito próximo ao que acontece ou não, uma interpretação da realidade é um modelo. Na busca de respostas modelos são concebidos e superados, um exemplo é a mecânica clássica de Isaac Newton, essa ideia de universo consegue explicar, a vida em uma velocidade comum, porém falha ao relatar as grandes e as pequenas velocidades. O sucesso do modelo de Newton foi tão grande que foi considerado como leis do universo.

O grande Albert Einstein teve de contestar as leis de Newton, para conceber sua teoria da relatividade, em que estudava o com´portamento dos corpos próximos a velocidade da luz de corpos sem aceleração e depois de corpos com aceleração em sua teoria da relatividade geral, o conceito de espaço elaborado por Newton, em que o espaço era independente do tempo, foi mudado com a ideia de Einstein, agora o espaço e o tempo era considerado uma coisa só.

No mundo teoria atômica da matéria, Demócrito acertadamente, tinha concebido a ideia de átomo, porém Aristóteles a ridicularizou e a teoria foi largada por muito tempo. Posteriormente o átomo que era considerado indivisível, foi mudado e descobriu-se que existiam prótons nêutrons e elétrons e mais adiante ainda descobriu-se que há mais partículas subatômicas.

Em filosofia, podemos falar sobre Friedrich Wilhelm Nietzsche, que rompeu com as ideias de seu tempo e retomou as ideias de pensadores, anteriores a Sócrates e Platão.

Fontes:

http://miriadax.net/home
http://www.youtube.com/watch?v=AZUlt5icHDM
http://miriadax.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário