segunda-feira, 8 de abril de 2013

A ética em Maquiavel, e a sua aplicação em nossas vidas

Nicolau Maquiavel é o fundador da ciência política. Para o autor o homem é mesquinho, egoísta e ambicioso. Maquiavel escreveu algumas obras, a mais famosa e de maior importância é o príncipe de Maquiavel. Em o príncipe Maquiavel escreve uma espécie de manual de como o príncipe deve governar.

Segundo Maquiavel é melhor ser temido que amado, isso porque quem é temido não é traído, mas quem é amado pode ser traído.

As ideias de Maquiavel são amplas, uma delas é a ideia de Virtu e Fotuna, a Virtu são as qualidades inerentes ao príncipe, e a Fortuna é o acaso. O príncipe deve então ter Virtu suficiente para aproveitar a Fortuna boa, assim podemos fazer um paralelo para a vida de estudante e profissional, se agora leitor você pode cursar um curso de inglês porque tem tempo, deve fazer porque em outro momento pode não ter tempo, assim é para qualquer oportunidade devemos agarra-las, pois em outro momento podemos não ter força para alcançar ou realmente não poder.

Além dessas ideias, Maquiavel escreveu que o governante não pode ser julgado pelas suas ações éticas no momento da tomada de decisão, isso porque o mesmo deve eleger prioridades, e essas são momentâneas e podem se alterar no futuro, assim ação não pode ser julgada.

A seguir posto um linque do youtube com um documentário sobre Maquiavel muito interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=LUDOnaqziLo

Fontes:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel)
http://www.culturabrasil.pro.br/oprincipe.htm)


Nenhum comentário:

Postar um comentário