terça-feira, 23 de abril de 2013

Vídeo aulas

Quem nunca ouviu falar da Usp?A Universidade de São Paulo é famosa por sua competência.Procurando mais material pra divulgação do conhecimento achei esse link espero que gostem.

http://www.eaulas.usp.br/portal/home

domingo, 14 de abril de 2013

Vídeo em que Boris Fausto narra a história do Brasil

"A história é uma ciência humana.Isso quer dizer que ela tem uma certa relatividade dependendo muito da visão do historiador.A história tem uma lógica, tem normas, tem um processo, portanto, tem uma objetividade."

 Boris Fausto

Galera estudando fiquei conhecendo a figura de Boris Fausto ele é um incrível historiador brasileiro aproveitem o vídeo.

A história narrada por Boris Fausto

A construção do conhecimento os avanços e a ciência

A ciência é uma construção, é feita passo a passo bloco a bloco com avanços e retrocessos. A ciência é a busca de verdades, interpretações da realidade, em busca do que o universo é, encontramos respostas que atendem a uma realidade especifica mas não atendem a outra.

O ser humanos produz conhecimento e esse conhecimento pode ser algo muito próximo ao que acontece ou não, uma interpretação da realidade é um modelo. Na busca de respostas modelos são concebidos e superados, um exemplo é a mecânica clássica de Isaac Newton, essa ideia de universo consegue explicar, a vida em uma velocidade comum, porém falha ao relatar as grandes e as pequenas velocidades. O sucesso do modelo de Newton foi tão grande que foi considerado como leis do universo.

O grande Albert Einstein teve de contestar as leis de Newton, para conceber sua teoria da relatividade, em que estudava o com´portamento dos corpos próximos a velocidade da luz de corpos sem aceleração e depois de corpos com aceleração em sua teoria da relatividade geral, o conceito de espaço elaborado por Newton, em que o espaço era independente do tempo, foi mudado com a ideia de Einstein, agora o espaço e o tempo era considerado uma coisa só.

No mundo teoria atômica da matéria, Demócrito acertadamente, tinha concebido a ideia de átomo, porém Aristóteles a ridicularizou e a teoria foi largada por muito tempo. Posteriormente o átomo que era considerado indivisível, foi mudado e descobriu-se que existiam prótons nêutrons e elétrons e mais adiante ainda descobriu-se que há mais partículas subatômicas.

Em filosofia, podemos falar sobre Friedrich Wilhelm Nietzsche, que rompeu com as ideias de seu tempo e retomou as ideias de pensadores, anteriores a Sócrates e Platão.

Fontes:

http://miriadax.net/home
http://www.youtube.com/watch?v=AZUlt5icHDM
http://miriadax.net

O Ted, as conversas e a busca do conhecimento

Meus amigos e minhas amigas, venho aqui falar de mais uma oportunidade para você obter conhecimento na internet. Agora encontrei o Ted, que são palestras diversas, ao qual algumas estão legendadas para o português, e que você não pode perder.

Já assisti desde que descobri a mais de oito palestras, e digo que todas acrescentaram ao meu conhecimento, se você é curioso, gosta de tecnologia, ciência, novas ideias, tem a oportunidade perfeita para aprender, mais e o mundo cobra isso de você, aproveite a chance e entenda novas ideia.

Só para os amigos compreenderem, a ultima conversa que vi é sobre um jovem queniano, que inventou uma tecnologia que espanta os leões do gado. Entendam é apenas um jovem com uma ideia foi impressionante.

Acessem o site e divirtam-se:

http://www.ted.com/

sábado, 13 de abril de 2013

Miriada X a teoria atômica da matéria e a vida de estudante

Olá amigos, fazem dois dia que eu não posto nada e o motivo, semana que vem é semana de provas e a minha internet tinha saído do ar.

Já escrevi aqui sobre a vida de estudante e o contexto do conhecimento online, sobre isso tenho de agregar um site que vim a conhecer somente agora é o Miriada X, neste site temos várias universidades de língua hispânica que oferecem os mais diversos cursos que você pode vir a fazer.

Como aluno de engenharia química os cursos na área de química me interessam nesse sentido, recomendo o curso Descubriendo la química: de la alquimia a las partículas subatómicas. Eu mesmo ja assisti o módulo 1 e gostei muito do conteúdo recomendo.

Abaixo passo o link para acesso ao site:

http://miriadax.net/home

Então gostou comentem, o que escrevi para que eu possa melhorar o blog.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A ética as escolhas e o sucesso

No Brasil o tema ética deve se cada vez mais discutido,  seja você um homem comum, um executivo ou um político. É importante notar que a política tem uma ética própria, as alianças são feitas e desfeitas em tempo recorde.

O brasileiro tem um estilo próprio é dito jeitinho brasileiro, e isso nos atrasa muito. As relações baseadas em interesse são constantes e muitas vezes a meritocracia é deixada de lado frente as amizades e coleguismos, que conhece alguém te muita vantagem sobre quem não conhece, mas isso não deveria ser assim.

A ética, tem haver com a ação da pessoa, assim para ser bem sucedido de verdade só aqueles que possuem uma ética inabalável, o empresario de sucesso tem de ter muitas virtudes, como a sinceridade por exemplo. Já os políticos tem também de ter uma ética mas essa é um pouco diferente eles não podem ser julgados, segunda Maquiavel ante, uma situação de decisão imediata, no entanto Maquiavel não justifica a corrupção muito pelo contrario.

Antes de tudo, seja honesto tenha consciência e haja sempre como se alguém estiver te olhando só assim é possível uma vida ética produtiva.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel
http://www.culturabrasil.pro.br/oprincipe.htm

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Método de resoluções de equações do segundo grau completando quadrados



A sociedade do conhecimento


Estamos vivendo um momento de revolução cultural e social, quem antes era menosprezado pela sociedade os nerds, hoje são valorizados e cada vez ganham mais destaque.

Em se tratando de mundo moderno como não se referenciar em Bill Gates, um dos fundadores da microsoft, como não falar em Larry Page, Eric Schmidt, Sergey Brin, sendo o google um produto de uma tese acadêmica é claro que a sociedade hoje valoriza muito mais quem estuda e tem de ser assim.

E como não falar dos criadores do facebook, Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, ambos eram estudantes quando criaram o conteúdo que hoje em dia é febre entre os jovens e entre os não tão jovens assim.

O fato é que esses personagens que citei são gênios, mas não é preciso ser um gênio na era do conhecimento para se dar bem, antes é necessário esforço, aproveitar as chaces e investir em si mesmo, nunca deixe de fazer cursos que podem lhe ajudar em sua vida acadêmica e profissional, invista no inglês, seja um lider em qualquer seguimento que for trabalhar e faça sempre o seu melhor.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A internet e a busca de estágio um desafio na vida de estudante

Meus amigos, já relatei que sou técnico em química pelo Cefet-MG, mas na verdade essa informação é falsa, eu não fiz estágio, e aqui vai o porque, não tenho muitos conhecidos, sorte, nem sou rico, e ainda a internet não ajuda muito. Não que eu não tenha  passado por processos seletivos, eu passei, mas não fui aprovado.

Sobre a internet o problema é que poucos sites, permitem a busca e a candidatura à vagas, sem cobrar, esses sites, dificultam a vida do estudante, é preciso ficar lendo os termos de serviço para ver se um site cobra ou não e isso incomoda.Sobram apenas, alguns sites que ate permitem que você encontre vagas e cadastre o seu currículo, mas esses são poucos e muitas vezes postam vagas repetidas o que atrapalha a busca do estágio.

A chuva, os obstáculos e a vida de estudante

Dia 09/04/13, um dia comum, a unica diferença foi que choveu quando estava indo para a faculdade. E choveu muito, se fosse católico diria que São Pedro revoltou, mas não sou. Moro perto da minha faculdade e fui a pé para a aula. Bom o resultado é obvio molhei todo. Teve chuva de vento lama e tênis molhado.

O leitor pode pensar que estou reclamando, não estou estou apenas relatando parte da minha jornada, e acredito é a jornada de muitos, mas acredito que são esses obstáculos deixam a nossa vitória ainda mais emocionante e significativa.

A vida de estudante é uma corrida, corremos para nos adequar aos parâmetros curriculares a nos impostos, e que são necessários na nossa jornada. O estudante pode ter um momento de fraqueza, mas eu digo continue e persevere, nada é conseguido, sem esforço, o importante não é o final da jornada, mas a jornada em si.

Tive uma excelente aula de cálculo hoje, e estou para postar algo sobre matemática básica e cálculo, mas tenho um problema não sei como se posta documento de word em blog se você souber leitor comente comigo que eu ficarei muito grato.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vídeo sobre a Construção das Pirâmides do Egito e a Grande muralha da China

Fundamental para aqueles que como eu são curiosos, sempre ouvi falar que as pirâmides do Egito não tem explicação, bom esse vídeo conta um pouco sobre a sua história assistam, e também outro link a grande muralha da China, grande orgulho chinês.

Vídeo:Fornecendo energia ao futuro

Pessoal novamente volto a publicar sobre energia, e nada mais atual agora repasso um série que achei no youtube la vai:

Fornecendo energia ao futuro-parte 1
Fornecendo energia ao futuro-parte 2
Fornecendo energia ao futuro-parte 3
Fornecendo energia ao futuro-parte 4

Vídeo soluções energéticas

Nos estudantes, futuros engenheiros químicos sabemos que o petróleo ira acabar, assim é necessário pesquisa sobre combustíveis alternativos, neste vídeo da Discovery, é demonstrado alguns, combustíveis que podem vir a substituir o petróleo.

Clique aqui e assista Soluções energéticas

O Desastre de Chernobyl

Para nos estudantes de engenharia química a energia nuclear é uma possível área de trabalho e deve ser estudada, assim achei esse vídeo no youtube e gostei muito, você estudante como eu deve assistir e aprender.

Clique aqui e assista o vídeo

Vídeo das 100 maiores descobertas da química

A química a ciência fundamental da matéria que nos cerca, esse vídeo achei no youtube onde garimpo muitas coisas boas, é fantástico e nos mostra as descobertas da química ao longo dos anos.

Clique aqui para assistir.

A química orgânica, o Enem, o ensino superior e vida profissional

A química orgânica é a química dos compostos de carbono. Assim ela estuda o carbono ligado em cadeia e as suas reações é uma disciplina fundamental para um futuro engenheiro químico, porque se relaciona com o petróleo os fármacos os polímeros e etc.

A respeito do Enem e a química orgânica ela é cobrada desde o básico, como grupos funcionais, ate matérias que considero eu de interesse técnico e superior, as reações envolvendo adição e substituição nucleofílica e eletrofílica.

No ensino superior perdemos tempo com as revisões, mas é um mal necessário ante a defasagem sofrida durante o ensino médio há aqueles que nem viram química direito no ensino médio. Assim é necessário uma revisão mas perdemos tempo nesse caminho.É importante aprender as reações e os seu mecanismos porque nos concursos, eles não pegam leve com engenheiro químico a cobrança é forte.

A vida profissional, exige conhecimento e se você pretende chegar a uma industria como a Petrobras, uma uma empresa sobre polímeros é necessário conhecer essa parte da química, para poder discutir em equilíbrio com outras pessoas que conhecem a matéria, hoje em dia conhecimento é dinheiro.

Para os amigos químicos- O clã Curie

Amigos como falava, o Brasil não tem nenhum nobel e essa família, só eles conseguiram quatro, vale a pena assistir um link do youtube em bom estado.

O clã Curie.

Albert Einstein

Posto aqui um link do youtube com um documentário sobre Albert Einstein cientista alemão, que revolucionou o mundo, com o seu pensamento físico, a teoria da relatividade é uma das mais belas que o mundo já viu.

Link de documentário de Albert Einstein.

Émile Durkheim, suicídio e os tipos de consciências

Durkheim é considerando o pai da sociologia, escreveu sobre o comportamento humano em sociedade.

Sobre o suicídio, Durkheim pesquisou, e caracterizou, três tipos suicídio, o suicídio anômico, que é causada, por uma anomia, um desequilíbrio econômico, uma mudança abrupta, etc, o suicídio egoísta, onde a pessoa se suicida para deixar a família culpada, e o suicídio altruísta, que foi o que Getúlio Vargas cometeu para entrar para a história do Brasil. É importante notar que todos os três tipos de suicídios são egoístas, ate mesmo o altruísta, porque desejam que a pessoa seja lembrada sobre a morte.

Para o autor há pois dois tipos de consciência,a consciência coletiva e a individual. Segundo o mesmo, a consciência coletiva, domina nossas ações e somos levados pela sociedade a tomar certas atitudes, um exemplo é você em sal de aula, caro leitor, ao atravessar a sala você poderia pular as carteiras, mas como para sociedade isso é mal visto você não faz assim. Já a consciência individual reflete o que é exclusivamente nosso e por isso é muito pouco usada.

A escola em Durkheim tem um poder socializador.

A seguir passo um linque de vídeo sobre o pensador, e as suas ideias sobre educação:

http://www.youtube.com/watch?v=LJENpHfaS_k


Fontes:

http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/24858-24860-1-PB.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim


Karl Marx, alienação e a sociedade brasileira


Karl Heinrich Marx,foi um pensador, alemão, que revolucionou as ideias sobre socialismo, introduzindo o socialismo cientifico, e também teve grande importância na economia com o seu livro o Capital.

Marx escreveu certa vez que Deus é o ópio do povo, devo dizer caro leitor que discordo dele,mas que concordo que muitas pessoas culpam a Deus ao invés de buscarem a sua ascensão social com trabalho e estudo. Acredito que era isso que Marx queria dizer quando falava de alienação, a maioria das pessoas é alienada vive sem ver o fruto de seu trabalho ao qual o capitalista fica com os lucros.

A alienação do trabalho é condenada por Marx, e acredito que deva ser condenada mesmo,ou você é capitalista ou proletariado, e a sociedade do conhecimento moderna pode vender o seu conhecimento e fazer uma revolução com isso deixando de se tornar uma meio para se tornar um fim em si mesmo.

Marx escreve "as armas que burguesia utilizou se voltaram contra ela mesma". Acredito que esse foi o erro do pensador, o capitalismo venceu.Tudo bem que vem as crises mas elas passam e o capitalismo prossegue, Cuba por exemplo esta se abrindo com o comando de Raul Castro ,a China se diz comunismo, mas é um sistema tão desagregador como o capitalismo, as diferenças sociais são imensas.


A sociedade brasileira de maneira geral é alienada, a busca do conhecimento é pouco, e é contentada, a nova classe media que somos nos não pressiona os governos e fica passiva a espera de mudança, enquanto na verdade quem pode fazer a mudança somos nos mesmos. Devemos mudar, cobrar investimento em educação, e nos mesmos sermos exemplos de pessoas dedicadas que faremos esse país evoluir.


A seguir posto um vídeo do youtube sobre Karl Marx:

http://www.youtube.com/watch?v=QUReC8aIwJg




Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/#topp




O premio Nobel, futebol e carnaval

O Brasil é famoso por ser o país do futebol e do carnaval, bom parabéns. Não que eu seja averso aos dois, ate sou fã de futebol, mas sera que isso é o que conta?

Futebol e carnaval realmente geram lucros, mas com a corrupção, e a economia fraca o que adianta. Se você perguntar a um torcedor fanático o que ele prefere que o Brasil ganhe um premio Nobel ou ganhe um mundial de futebol o que você acha que ganha, eu sei você dirá o futebol , e eu também diria que essas seriam as escolhas da grande maioria, mas eu lhe digo uma coisa seria melhor o Nobel.

Caros leitores, os senhores sabiam que o Brasil, uma das dez maiores economias do mundo nunca ganhou o premio Nobel?Eu te pergunto o por que?

Pode deixar eu mesmo um jovem aluno do curso superior de engenharia química da Faculdade Pitágoras de Betim tenho algumas pistas. Eu diria inicialmente que o nosso sistema de ensino fundamental e médio é fraco comparado com os das potências ganhadoras do premio. Eu diria mais, estamos defasados, só agora é que temos um sistema de seleção unificado, o enem. Os nossos investimentos em educação são baixos, e mais o investimento em pesquisa também é baixo.

E aqui vai um desabafo particular, porque poucas instituições de ensino privado incentivam a pesquisa, porque só as instituições federais deveriam cuidar de nosso desenvolvimento tecnológico e cientifico, na minha opinião é ai que mais falhamos, as instituições privadas deveriam ser obrigadas, a incentivar a pesquisa, só com incentivo a pesquisa podemos prosseguir. Eu mesmo leitor, tinha imensa vontade, de fazer iniciação cientifica mas aparentemente a faculdade Pitágoras não faz isso. Mas e daí caro leitor, você pode me falar e dizer mais ainda que é problema meu e que eu deveria ter feito vestibular para uma faculdade federal, mas eu respondo não é problema meu é problema nosso, enquanto não tivermos investimento em pesquisa tanto nas faculdades federais quanto nas particulares ficares pobres em profissionais intelectuais, que aceitam o desafio da pesquisa e o levam a serio.

Meu bom leitor, passe essa matéria pra frente, divulgue, critique, se você for de faculdade particular procure saber se a sua faculdade faz pesquisa e se não faz porque, eu farei isso, e mais se você for de faculdade federal encare o desafio faça pesquisa e quem sabe você pode ser o primeiro premio Nobel do país.


A vida de estudante na era digital

A vida de estudante é muito corrida. Cada vez mais cedo, os professores (ao menos os bons), nos lançam desafios pesquisas e etc. Leitor, talvez eu não seja o mais indicado para te dar dicas a esse respeito, pois comecei a usar computador recentemente a cerca de menos de 10 anos. Diria que sou meio noob. Mas va la quem melhor que um noob pra dar dicas se eu consigo informação imagina você.

Agora lá vão dicas. Na minha área a química, um bom canal de artigos é a revista química nova e a química nova na escola. Agora vão os links:

http://quimicanova.sbq.org.br/
http://qnesc.sbq.org.br/

Já em sites de compartilhamento de informação eu recomendo o Ebah( me add como amigos no Ebah), e o trabalhos feitos.

http://www.ebah.com.br/
http://www.ebah.com.br/user/AAAAAR4XIAC/mauro-alves-silva-junior
http://www.trabalhosfeitos.com/

Agora venho falar de cursos a distância, esses são boa opção pra você que possui acesso a internet, recomendo os cursos da Fundação Getúlio Vargas, ao qual eu mesmo fiz um, e os cursos do buzzero, estes vem ate com certificado de conclusão, outra opção são os cursos do Coursera, que tem cursos em espanhol com certificado de pre-calculo e matemática do movimento, além de aprender a matemática você aprende espanhol, além desses há o veduca que mostra vário videos de diversas universidades pelo mundo, pessoalmente, recomendo os curso de cálculo e física da Unicamp.Você pode ganhar horas extracurriculares dependendo da sua instituição de ensino no Buzzero e no Coursera.

http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/
https://www.buzzero.com/
https://www.coursera.org/
http://www.veduca.com.br/

Essas são apenas algumas recomendações ha também obras de domínio publico, que podem ser acessadas aqui:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Caros amigos isso são apenas alguns exemplos há mais a ser divulgado esperem.









A Teoria de simetria de orbitais atômicos e o ensino de química no Brasil

Graças a Deus fiz  curso técnico em química!Minha formação química deve-se muito a esse fato. Meu ensino médio não foi nem dos melhores nem dos piores quanto a química, porém nunca tinha ouvido falar da Teoria de estabilidade de simetria de orbitais. Foi no curso técnico que ouvi sobre a referida teoria.

Bom primeiramente, essa teoria se aplica a aqueles subníveis d e f. A teoria nos diz que um átomo é mais estável se ele possuir um orbital simétrico ao outro, assim, elétrons de subnível s podem migrar para um subnível d e deixar esse orbital todo incompleto com cinco elétrons ou todo completo com dez elétrons, desse modo o orbital fica simétrico ao outro e portanto mais estável. Essa teoria explica porque a configuração eletrônica do Au é por exemplo : (Xe) 6s15d104f14 e não (Xe) 6s25d104f13.  O orbital s esta incompleto mais ainda sim é simétrico, enquanto os outros dois orbitais, d e f estão completos. A regra é que o orbital deve estar todo preenchido ou preenchido pela metade para o átomo ser mais estável.

Agora o problema, como vocês leitores sabem sou estudante de engenharia química, e tenho aula de química geral e inorgânica, nesta aula era pra ser apresentado esse conceito mas não foi, e o pior aparentemente o professor parece que não sabe o conceito, em uma distribuição eletrônica com aplicação de simetria de orbitais o mesmo disse que era um elétron excitado. Não professor respondi não é elétron excitado é apenas uma distribuição para a estabilidade, mas ele não entendendo disse que isso podia acontecer mas  não era sempre, agora eu falo, não você professor isso ocorre naturalmente e a tabela periódica moderna mostra isso confiram.

Esse relato demonstra o desconhecimento do professor de uma teoria básica, além disso, mostra que é necessário professores da respectiva área de ensino, esse professor é formado em Farmácia e não química. A dedicação ao estudo deve ser permanente ao bom docente, o mesmo deve conhecer a matéria que quer ministrar, isso demonstra que no Brasil, a formação em profissionais para serem professores deve ser levada mais a sério. Um país de futuro necessita de bons professores.

Fontes:

ATIKINS, Peter e JONES, Loretta. Princípios de Química, Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente.3°ed.2006.

A ética em Maquiavel, e a sua aplicação em nossas vidas

Nicolau Maquiavel é o fundador da ciência política. Para o autor o homem é mesquinho, egoísta e ambicioso. Maquiavel escreveu algumas obras, a mais famosa e de maior importância é o príncipe de Maquiavel. Em o príncipe Maquiavel escreve uma espécie de manual de como o príncipe deve governar.

Segundo Maquiavel é melhor ser temido que amado, isso porque quem é temido não é traído, mas quem é amado pode ser traído.

As ideias de Maquiavel são amplas, uma delas é a ideia de Virtu e Fotuna, a Virtu são as qualidades inerentes ao príncipe, e a Fortuna é o acaso. O príncipe deve então ter Virtu suficiente para aproveitar a Fortuna boa, assim podemos fazer um paralelo para a vida de estudante e profissional, se agora leitor você pode cursar um curso de inglês porque tem tempo, deve fazer porque em outro momento pode não ter tempo, assim é para qualquer oportunidade devemos agarra-las, pois em outro momento podemos não ter força para alcançar ou realmente não poder.

Além dessas ideias, Maquiavel escreveu que o governante não pode ser julgado pelas suas ações éticas no momento da tomada de decisão, isso porque o mesmo deve eleger prioridades, e essas são momentâneas e podem se alterar no futuro, assim ação não pode ser julgada.

A seguir posto um linque do youtube com um documentário sobre Maquiavel muito interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=LUDOnaqziLo

Fontes:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Maquiavel)
http://www.culturabrasil.pro.br/oprincipe.htm)


A moral de Kant e a sua difícil aplicação

Immanuel Kant foi um filósofo prussiano, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna.

(Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant)

Kant escreveu sobre a moral e as suas implicações. Para o autor o ato ético de valor é aquele fundamentado no imperativo categórico, onde a atitude ética não é separada do fim ético contido nela mesma. Assim as intenções contam ao realizar uma ação, é necessário que a intenção seja de valor para que seja considerada ética. Um exemplo disso, é um homem que recebe um troco em dinheiro a mais ele deve devolver o dinheiro, não pelo que as pessoas pensariam, mas por simplesmente ser o correto a fazer esse é o seu imperativo categórico sendo aplicado.

(Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant)

O imperativo categórico ao ver deste humilde estudante, e jovem que gosta de pensar, nada mais é do que um ideal, nos como seres egoístas que somos, isso fundamentado nas ideias de Maquiavel e Nietzche, devemos buscar esse ideal como aquilo que nos move a tornamos pessoas melhores.

Fonte:
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant

A seguir posto um link do youtube que achei interessante sobre Kant:

Immanuel Kant


domingo, 7 de abril de 2013

Homem ou Super Homem, uma discussão a respeito das ideias de Nietzsche

Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um influente filósofo do século XIX, que descreveu o homem como egoísta, mesquinho, ambicioso. Suas ideias influenciaram muito a psicanalise, e Freud foi influenciado por suas ideias.

 (Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Nietzsche)

Uma das ideias de Nietzche é sobre o super homem ou o além homem. Para o filósofo o homem deve superar a si mesmo, se tornando melhor. A ética desse autor é um ética dos vencedores, ele critica o cristianismo, o platoinismo, pois os considera uma ética feita para os fracos. O exemplo de homem é o homem vencedor.

(Baseado em Nietzsche, Friedrich, Além do Bem e do Mal - Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal - 31. 3ª edição. Editora Escala, 2011)


Essas ideias são úteis a nos estudantes, a vida de estudante é desafiadora e devemos superar a nos mesmos para conseguimos nos tornar ótimos profissionais. Assim a ideia de além homem pode ser empregada nos estudos, buscando evoluir e superar a nos mesmos. 

A seguir posto  dois links do youtube sobre o autor que me ajudou muito em minhas provas de ética.

Cique aqui e veja Viviane Mosé apresentar algumas ideias sobre Nietzche.

Clique aqui e veja o documentário: Humano Demasiado Humano


Fontes:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Nietzsche

Nietzsche, Friedrich, Além do Bem e do Mal - Coleção Grandes Obras do Pensamento Universal - 31. 3ª edição. Editora Escala, 2011

O Tecido do Cosmos, um relato sobre o espaço ao longo do tempo

Procurando um link divertido sobre a física, aqui esta a solução, o Tecido do Cosmos nos esclarece muito sobre a nossa realidade. No vídeo o professor Brian Greene esclarece o que é o espaço do que ele é feito e as suas concepções ao longo do tempo.

Um pouco sobre a Engenharia Química e a vida de estudante!

A engenharia química é também conhecida como a engenharia universal, isto porque se relaciona com varias disciplinas fundamentais em todos os campos do conhecimento. O engenheiro químico ao longo da sua graduação deve lidar com disciplinas como matemática, isto é, sempre lidando com a matemática básica e as suas implicações, além de se aventurar no mundo maravilhoso do cálculo, e mais ainda o estudante lida com muita física, em alguns cursos biologia e claro a nossa linda química.
(Retirado de http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-quimica-686023.shtml)

A opinião deste humilde escritor que vos fala é que esta profissão é extremamente desafiadora, nos primeiros períodos o estudante se depara com a matemática básica, ou com o cálculo 1, o que difere um curso superior de um curso secundário é a velocidade com que o curso se dá . Em nível superior essa velocidade é bem acima do que é encontrado em nível médio. Além disso, no início o aluno tem aulas de introdução a engenharia, onde é conceituada a ideia do curso, há aulas de como se estudar eficazmente, e mais há introdução à química geral, e também alguma introdução a filosofia e sociologia aplicadas a vida em sociedade. (Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_qu%C3%ADmica)

Com o desenvolvimento do curso o aluno mergulha em mais matéria de cálculo, como os cálculos 1,2 e 3, além de cálculo numérico e equações diferenciais ordinárias, é preciso dedicação e entusiasmo para as matéria exatas, também se estuda resistência dos materiais, operações unitária e química analítica é um curso bem desafiador.

Essas informações se apoiam em uma base curricular tradicional em engenharia química.

Sobre o estudo em si é necessário dedicação, esforço, e uma filosofia do porque estudar, quais são nossos objetivos, o que estamos buscando e onde vamos chegar.Sobre isso mais adiante escreverei um pouco.

Fontes:
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-quimica-686023.shtml

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_qu%C3%ADmica